Émile Durkhein nasceu em 1858, em Épinal, na região francesa de Lorena. Descendente de uma família de rabinos, iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris e os concluiu na Alemanha. Foi o primeiro professor de Ciência Sociológica da França Sociológica e, por isso, é considerado um dos fundadores desta ciência. Durkheim tinha, sobretudo, interesse nas relações sociais e os fenômenos oriundos da interação humana. Aqui, vale lembrar o contexto histórico que a Europa passava no final do século XVII e inicio do século XIX, com a difusão do socialismo, o movimento operário e as crises que a França estava enfrentando, que estimularam vários estudiosos a entender a ordem social e o pacto entre os cidadãos.Motivado por toda esta situação, Durkheim trabalhou temas que vão desde a emergência do indivíduo até a origem da ordem social, da moral, ao estudo da divisão social do trabalho. Suas obras mais famosas são: Da divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico. Herdeiro do positivismo de Augusto Comte, Durkheim procurava acreditar que o sociólogo precisa ter certa distância de seu objeto de estudo. O cientista social deve ser isento de sentimentos como paixão, desejo ou preconceito e deve utilizar instrumentos como a observação, a descrição, a comparação e a estatística para chegar a suas conclusões. Desta forma, Durkheim chegou aos conceitos de consciência coletiva e consciência individual. Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada consciência coletiva, cuja uma das variáveis é o nível de educação da sociedade. Quanto maior o nível, melhor o desenvolvimento.
ALGUMAS FRASES DE ÉMILE DURKHEIM
“O papel do Estado, com efeito, não é exprimir, resumir o pensamento irrefletido da multidão, mas sobrepor , a esse pensamento irrefletido, um pensamento mais meditado e, por força, diferente. É, e deve ser, foco de representações novas, originais, as quais devem por a sociedade em condições de conduzir-se com maior inteligência que quando é simplesmente movida dos sentimentos obscuros, a agir dentro dela.”
"É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender."
"A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto"
"A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza"
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