sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARADIGMAS DO CONSENSO......

E o consenso, que enfatiza os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, a escola passa então a funcionar como elemento de integração e continuidade entre gerações. O paradigma do consenso: Durkheim estudou sociologicamente a escola e a sala de aula, aponta que esta última é uma pequena sociedade. Concebeu a moralidade como um sistema de normas de ação que predetermina a conduta. Para ele, agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo. Durkheim acha que os alunos devem desenvolver autodomínio e regularidade, para isso serve a escola na educação moral. Pois as crianças vão adquirindo experiências e influência dos educadores. Dessa maneira que a escola desenvolve disciplina. Isso também não assegura que haverá ordem na sala. Por isso as sanções não podem ser preponderantes. Segundo Durkheim, cada pessoa tem um ser individual (egoísta) e um ser social (altruísta). O social é mais valorizado, pois por ele há respeito mútuo. Assim, Durkheim não aceita antagonismo entre individuo e a sociedade. A moral e a educação são fatos sociais, por ter generalidade e caráter externo. A coerção grupal é a prova que há algo mais que um conjunto de indivíduos. A sociedade é diferente dos indivíduos também do conjunto de indivíduos que a compõem. Por isso a educação é uma forma de inculcar valores sociais, isto é, um dos meios de que a sociedade se vale para impor o altruísmo ao individuo. Durkheim declara a educação como uma influência unilateral dos adultos ignorando a existência das crianças, como se não conhecessem outra sociedade além de sua própria. Piaget afirma que a essência da democracia é a substituição do respeito unilateral da autoridade pelo respeito mútuo das vontades autônomas. aborda sobre o consenso (influenciado por Durkheim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário